HCK

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Hackers brasileiros inovam para ocultar malwares

Cibercriminosos tupiniquins usam criptografia de dados e escondem trojans em arquivos de imagem para espalhar vírus.

Os criminosos brasileiros empregam métodos cada vez mais sofisticados para infectar computadores de quem navega na web. A tese é da seção latino-americana do Time de Pesquisa e Análise Global, ligado ao Kaspersky Lab, que, no início do mês passado, divulgou informações sobre novas ações desenvolvidas por hackers do Brasil.
Conforme o relato do programador russo Dmitry Bestuzhev, diretor da seção que identificou os novos métodos, os cibercriminosos tupiniquins iniciaram o uso de esteganografia, um método altamente complexo que esconde trojans em arquivos JPG. Assim, o sistema antivírus não identifica o malware, tomando-o um simples e inofensivo arquivo de imagem.
Ainda conforme a postagem de Bestuzhev em seu blog, hackers do Brasil desenvolveram um método para usar o ciframento em blocos para dificultar que malwares sejam identificados por aplicativos de segurança. Dessa forma, o arquivo problemático fica criptografado e necessita de uma senha ou chave para ser decifrado.
Esse tipo de atividade faz uso de phishing para capturar dados dos usuários de forma não autorizada. A ação seria a seguinte: primeiro o usuário é forçado a instalar um arquivo para acessar sua conta bancária; depois, ao fazer isso, o computador é infectado e o arquivo permanece oculto por mais tempo do que normalmente ocorre nesses casos, devido à criptografia.
O programador conclui afirmando que sua equipe observou que os vírus escondidos por essas novas técnicas são espalhados de forma crescente de dois em dois dias.


Altemar Carneiro   Nota:
Esteganografia (do grego "escrita escondida") é o estudo e uso das técnicas para ocultar a existência de uma mensagem dentro de outra. Em outras palavras, esteganografia é o ramo particular da criptologia que consiste em fazer com que uma forma escrita seja camuflada em outra a fim de mascarar o seu verdadeiro sentido.
É importante frisar a diferença entre criptografia e esteganografia. Enquanto a primeira oculta o significado da mensagem, a segunda oculta a existência da mensagem.
Um exemplo básico de técnica moderna de esteganografia é a alteração do bit menos significativo de cada pixel de uma imagem colorida de forma a que ele corresponda a um bit da mensagem. Essa técnica, apesar de não ser ideal, pouco afeta o resultado final de visualização da imagem.
Em computaçãophishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir fotos e músicas e outros dados pessoais , ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial. Isto ocorre de várias maneiras, principalmente por email, mensagem instantânea, SMS, dentre outros.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Duvidas suas Experiências
Respeite o Próximo...

Copyright © HCK | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes